sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Intercâmbio Cultural

43-FOR EXPORT

Eu trabalhava no escritório do DF da maior agência de publicidade do país. Tinha um faxineiro engraçado, que o pessoal chamava de Beto Fuscão (Nome de um jogador de futebol daquela época). Carioca, cheio de marra, gente boa. Um belo dia, perto do Natal, eis que o Fuscão me diz que iria me dar um presente, porque "me considerava". Agradeci, sem saber do que se tratava. Pois bem, ele me aparece com um livro belíssimo, edição capa dura, papel couché, bilingue, que contava a história do carnaval, com maravilhosas ilustrações do Lan. Esta da foto era uma das que me lembro. Dai, descobri que ele era "da comunidade da Mangueira", por isso tinha ganho alguns exemplares.
Passados algum tempo e tive a oportunidade de conhecer John Algeo, um norte-americano que veio fazer algumas palestras aqui na Sociedade Teosófica. Descobri que ele gostava do taoismo. Conversamos muito, apesar do meu inglês não ser lá grandes coisas. Ele, ao contrário, era professor universitário de inglês. Tinha uma pronúncia perfeita, que acho que até quem não sabia falar inglês o entendia. Durante uma semana mostrou artes impregnadas de espiritualidade. Kandinsky era um deles.
.
Ao me despedir do meu novo amigo americano, dei a ele o livro sobre Carnaval que o Beto Fuscão tinha me dado. Comentei: "Obrigado pelo conhecimento que nos trouxe e leve para o seu país um pouco da nossa arte e cultura". Ele se emocionou ao ver o livro na língua dele e com tão belas ilustrações.
Nunca mais encontrei o Beto Fuscão. Acho que ele entenderia que passar adiante seu livro, não era desfeita, mas sim uma homenagem a nossa gente simples e alegre, né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário