sábado, 3 de agosto de 2013

Meus 10 Mais

21- INUTILIDADE PÚBLICA

Na internet é possível encontrar listas de tudo, dos melhores fillmes, dos piores, das pessoas mais bonitas até aos mais sem-noção ou rídiculos. Então, resolvo dar minha contribuição, listando os 10 filmes que mais me marcaram nestes meus 50tinha:
1) TUBARÃO
Não assisti. Na época de seu lançamento eu não tinha idade para entrar no filme (acho que era Censura 14 ou 16 anos, e eu tinha um pouco menos que isso). Só de raiva, evitei assistir nas inúmeras vezes que passou na sessão da tarde.
2) HAIR
Assisti a primeira vez ainda em Ribeirão Preto. Depois assisti mais umas 12 vezes. Parei de contar quantas vezes assisti. Comprei o DVD. Conheço todas as músicas e sequências do filme.
3) APOCALIPSE NOW
Uma porrada. Marlon Brando questionando a "sanidade de nossa sociedade" e a cena do bombardeio na praia ao som de Cavalgada das Valquírias. "É o horror".
4) MAD MAX
Sai do cinema anestesiado, meio em transe. De repente percebo um carro do meu lado e eu estava de moto. Achei que ele iria passar por cima de mim, como no filme. Baita susto.
5) THE WALL
Na faculdade a gente sempre inventava um motivo para assistir, em vídeo. Claro que, para entrar no "clima" do filme, rolava antes uma "festinha". Não consigo me lembrar de uma só cena. Não sei porquê...rs.
6) BLADE RUNNER
Marcou uma geração. Matrix e tudo mais são consequências. Acho que meu filho foi gerado ao som da trilha sonora deste filme. "One more kiss dear, one more time"...
7) SACCO E VANZETTI
Filme político, sai revoltado do cinema. Ao chegar na rua, a claridade me cegou. Fiquei desorientado. Descobri ali que tinha miopia.
8) CIDADÃO KANE
Toda lista de filmes tem que ter. (Alguns o fazem só para parecer "chics" ou intelectualizados). Não é meu caso. Revolucionou o cinema e o uso da luz, da profundidade de campo, das sequências sem cortes...
9) METRÓPOLIS
Assisti o original e depois, o colorizado em São Paulo. Saio do cinema na Brigadeiro, entro na Av. Paulista, em meio àquele mar de gente apressada no fim da tarde. Perfeito.
10) ACOSSADO
A falta de sentido da vida, a ação, os diálogos cortantes. A atriz (que não lembro o nome), linda.

Fiquei na dúvida ao escolher o décimo e último da lista. Claro que poderia incluir outros. (2001, Laranja Mecânica, Sonhos de uma noite de Verão, Ran, etc) Mas, puxando pela memória foi o que me veio. Reafirmo não ter nenhuma pretensão de rigor técnico ou científico, como aliás o são todas as "Listas de 10 Mais". Injustiça não citar também "O Arranha-Céu", um filme japonês de 4 horas de duração, interminável, que conta a história da construção do primeiro grande edifício de Tóquio, "solucionado" pelo engenheiro quando descobriu o "parafuso certo" que deveria usar. Sem dúvida, o pior filme que assisti em toda minha vida. Não. Não assisti nenhum filme do Jabor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário