sábado, 29 de junho de 2013

Homem na Lua e o General

4-E OS ANOS 70 CHEGAVAM

Em 1969, o homem chegou na lua, com transmissão emocionada pela tv. Eu assisti, mas na casa de um vizinho. Era o que se chamava, na época, de "televizinho". Só no final do ano é que tivemos nosso primeiro aparelho, preto e branco, é claro. "Custou uma fortuna", dizia meu pai, que teve que fazer muitas horas-extras no serviço para comprar uma. Logo depois, entrei na escola e descobri que tinha uma coisa, tão distante como o homem na lua, chamada "Presidente da República". Na época, era um tal de Médici.
E então veio um momento mágico: a Copa do Mundo de 1970. Como era pequeno, lembro-me de poucas coisas. Um monte de gente ia assistir aos jogos em nossa casa, já que poucos lares tinham o tal aparelho caríssimo e que ao final, quando o Brasil ganhou, lembro de ter visto a primeira "carreata". Não era 7 de setembro, carnaval ou aniversário da cidade, mas confetes, serpentinas, carros com bandeiras, latas penduradas nos párachoques, gente alegre buzinando e comemorando, mostravam que era uma festa incomum. Aquilo marcou meus olhos e minha memória. Seria Pelé um Extraterrestre?

Nenhum comentário:

Postar um comentário